Revisão do Livro: Professional Perl Programming

ArticleCategory: [Choose a category for your article]

Software Development

AuthorImage:[Here we need a little image form you]

[Photo of the Author]

TranslationInfo:[Author and translation history]

original in en Guido Socher

en to pt:Bruno Sousa

AboutTheAuthor:[A small biography about the author]

O Guido gosta realmente do Linux não somente porque é um grande sistema operativo mas também porque é uma comunidade.

Abstract:[Here you write a little summary]

O "Professional Perl Programming" é um livro das séries Wrox "Programmer to Programmer". Você fica com 4.2 kg de papel e muito conhecimento por cerca de 80 Euro. O livro fala, basicamente de todos os aspectos do Perl 5.6 de que alguém pode pensar.

ArticleIllustration:[This is the title picture for your article]

[book cover]

ArticleBody:[The article body]

Introdução

Acerca de 7 anos atrás eu li o meu primeiro livro acerca de Perl. Foi o "Learning Perl" da O'Reilly. Desde então que tenho usado o Perl exaustivamente em vários projectos. O "Learning Perl" naquela altura era acerca do Perl 4 e só actualizei todo o meu conhecimento lendo páginas man e a documentação online.

O Livro "Professional Perl Programming" da Wrox é uma boa oportunidade para obter uma actualização acerca de todas as novas particularidades e uma boa revisão do Perl 5.6 e às suas novas funcionalidades.

O Livro

O "Professional Perl Programming" tem cerca de 1200 páginas e cobre quase todos os detalhes da linguagem. O livro descreve-se a si mesmo como sendo muito útil para novos e experientes programadores de Perl.
Pessoalmente não o recomendo a um novo utilizador principiante. Está escrito na ordem clássica começando pela sua instalação, tipo de dados, operadores, estruturas de dados complexas, controlo de fluxo ... etc. Isto provavelmente torna-o muito abstracto e "escuro" para um novo utilizador que não deve saber o que fazer ao certo com esta linguagem de programação. Um livro à estilo de tutorial como o mencionado acima da O'Reilly pode ser mais apropriado para um programador noviço.

Quem deve ler o livro? O livro, na minha opinião é escrito para um programador Perl, com um conhecimento básico no mínimo. Fala de praticamente sobre todos os aspectos da linguagem e nalguns sítios fornece detalhes acerca das funções internas do Perl. Isto ajuda a compreender a robustez e as limitações de alguns aspectos. Ajuda a escrever código optimizado. O livro utiliza imensos exemplos pequenos e independentes e pequenas ilustrações de código para ilustrar as matérias. Cada página tem, pelo menos um exemplo assim. Pode, facilmente copiar estes pequenos exemplos e ajustá-los às suas necessidades. Mas lembre-se que não é nenhum tutorial. Os autores não apresentam uma aplicação ou um programa que gradualmente cresça na sua funcionalidade à medida que lê o livro.

Lendo o Livro aprendi novos detalhes e tive imensas ideias novas em como escrever o código Perl ainda melhor.

O livro é digno de servir como referência. Pode tê-lo na sua mesa ao lado do teclado e utilizar as 41 páginas de índice alfabético para responder às suas questões. Os pequenos exemplos que encontra em cada página tornam a programação bastante fácil.

Referências